
Minha turma e eu tinhamos aula de filosofia na escola de medicina logo após o feriado da Pátria. Como os alunos tinham aproveitado o feriado prolongado, todos estavam ansiosos para contar as novidades aos colegas.
Um velho professor ao entrar na sala percebeu que teria problemas para conseguir silêncio para lecionar sua aula. Com muita paciência pediu silêncio a turma, mas ninguém lhe deu atenção.
Com um certo constrangimento pediu novamente o silêncio, e não adiantou.
O velho professor já irritado du a maior bronca que eu já presenciei:
- Desde que comecei a lecionar- e isso já faz muitotempo- descobri que nós professores trabalhamos apenas com 5% da turma. A cada 100 alunos apenas 5 são aqueles que fazem alguma diferença no futuro; apenas 5 se tornam profissionais brilhantes. Os outros 95% só servem para fazer volume, são medíocres e passam pela vida sem deixar nada de útil. Se vocês prestarem atenção verão que apenas 5 de 100 professores fazem a diferença; de 10 garçons apenas 5 são excelentes; de 100 taxistas apenas 5 são verdadeiros profissionais; e mais que a cada 100 pessoas apenas 5 são verdadeiramente especiais. É uma pena que apenas o tempo pode identificar quem é quem. É claro que cada um de vocês pode escolher a que grupo de pessoas irá fazerr parte. Do grupo dois 5% ou da turma dos 95%, ou seja, do resto. Obrigada pela atenção e vamos à aula de hoje.
O silêncio tomou conta da minha turma.
Hoje, não me lembro muito de filosofia, mas nunca esqueci da bronca daquele professor, que pra mim sem dúvidas faz parte dos 5%. Hoje tenho feito tudo para estar no grupo dos 5%, e sei que se não tentarmos ser especiais em tudo o que fizermos,; se não tentarmos fazer o melhor em nossa vida, seguramente estaremos na turma do resto. Mas eu farei parte dos 5% custe o que custar, e você?