
Certo homem estava em uma praia e observava duas crianças que ali brincavam na construção de um castelo de areia. Mas não era um castelo comum. O castelo possuia torres, passarelas e até passagens internas.
Quando estavam quase acabando, uma grande onda veio e destruiu tudo.
Começaram então a construir um outro castelo. Mas veio outra onda e destruiu tudo novamente. As crianças não desistiram e tornaram a constrruir outro castelo que também foi destruído.
Aquele homem se levantou, se aproximou das crianças e lhes disse que seria melhor que elas brincassem de outra coisa, pois nunca conseguiriam terminar de construi o castelo de areia, mas as crianças nem deram ouvidos à ele.
Anos mais tarde, aquele homem se depara admirado com a beleza de um prédio que avistara. Um casal então sai do prédio e ouve aquele homem elogiando a bela arquitetura daquele prédio.
O casal afirma serem os donos daquele prédio. Contam ao homem que aquele era o resultado da perseverança deles. Contaram que quando eram crianças tentaram por várias vezes construir um castelo de areia que por várias vezes foi destruído por grandes ondas e que mesmo sendo estímulados a desistir por um senhor que até tinha mais experiência de vida, não desistiram. E levaram aquela experiência para suas vidas.
O homeme abaixou a cabeça e foi embora.